Pular para o conteúdo principal

Marketing Jurídico e Marketing aplicado ao Mercado Jurídico? Existe diferença?

Nas duas últimas vezes que falei sobre Marketing Jurídico, muitas dúvidas apareceram sobre o que fulano faz e o que beltrano faz. Sendo assim, vamos lá!

À primeira vista, os dois termos parecem se referir à mesma prática, mas há uma diferença crucial que impacta diretamente a forma como as estratégias são desenvolvidas e resultados são alcançados. Entender essa distinção é o ponto principal para advogados e escritórios se posicionarem de maneira ética no mercado. Se o seu produto/serviço é a advocacia, você tem que seguir as regras para não sofrer sanções.

O Marketing Jurídico é uma prática pautada em diretrizes específicas, são elas:

  • o Estatudo da Advocacia e da OAB
  • o Código de Ética e Disciplina da OAB e
  • o Provimento Nº 205/2021 do CFOAB.

Essas diretrizes visam garantir que advogados e escritórios comuniquem seus serviços de forma informativa e respeitosa, sem promessas exageradas ou apelos comerciais agressivos. Aqui, o foco está na construção de autoridade e confiança, com estratégias como produção de conteúdos educativos, participação em eventos jurídicos e um posicionamento que reforce a credibilidade do profissional ou do escritório. Tudo isso dentro dos limites éticos que regem a profissão.

Por outro lado, o Marketing Aplicado ao Mercado Jurídico é mais amplo e abrange estratégias direcionadas para empresas que oferecem produtos ou serviços voltados para o segmento jurídico, mas que não são reguladas pela OAB. Pense em LawTechs que oferecem cursos para advogados, empresas de software jurídico ou consultorias especializadas. Nesse contexto, é possível explorar campanhas mais agressivas, como anúncios pagos com foco em conversão, estratégias de funil de vendas e até eventos promocionais. O foco aqui é vender soluções e atender demandas específicas do setor, com maior liberdade criativa e técnica.

Na prática, as diferenças ficam claras ao observar os cases reais. Enquanto o Marketing Jurídico utiliza, artigos no LinkedIn e podcasts para educar os seguidores e clientes de um escritório de advocacia, o Marketing Aplicado ao Mercado Jurídico pode incluir disponibilização de e-books para captar leads no lançamento de um infoproduto criado para solucionar problemas de advogados.

Ambos têm seu valor e podem coexistir, dependendo dos objetivos e do público-alvo. O importante é entender o papel de cada um e utilizá-los estrategicamente para atingir resultados alinhados ao negócio. Afinal, o sucesso está nos detalhes!

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Mara Bizarria?

Comecei no design, transformando ideias em soluções visuais que conectam pessoas . Trabalhando com arte-final, design gráfico e comunicação visual, aprendi a simplificar o complexo e agregar valor. Contudo, sempre quis ir além da estética e impactar estratégias maiores . Essa aspiração me levou ao marketing , onde combinei atenção aos detalhes com visão estratégica. Atualmente, lidero iniciativas de branding, comunicação integrada e marketing digital para o setor jurídico na Lawe , um projeto paralelo desenvolvido com minhas sócias, e presto serviços de marketing para o mercado jurídico. Minha experiência inclui atuação com Linguagem Simples e Visual Law , simplificando conteúdos para escritórios de advocacia. Já ministrei aulas de Visual Law com foco em ensinar o Canva para advogados e também atuei como redatora para escritórios e empresas do setor. Sou pesquisadora e curadora na AT4 do Getis , na área de Legal Design, o que reforça meu compromisso com a inovação e a transformação de...

Glossário de Marketing Jurídico

A Advocacia 4.0 – Modelo de advocacia que incorpora tecnologia e inovação para otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e ampliar a presença digital dos escritórios de advocacia. Autoridade Digital – Reconhecimento e credibilidade conquistados por um profissional ou escritório por meio da produção de conteúdo relevante, presença nas redes sociais e engajamento com seus seguidores. B Branding Jurídico – Estratégia de gestão da marca de um advogado ou escritório, abrangendo identidade visual, tom de comunicação, posicionamento no mercado e reputação digital. C Código de Ética da OAB – Normas que regulamentam a publicidade e o marketing na advocacia, proibindo práticas como captação indevida de clientes e mercantilização da profissão. Conteúdo de Valor – Material informativo e educativo criado para demonstrar expertise, gerar engajamento e atrair potenciais clientes sem infringir as regras éticas da OAB. Copywriting Jurídico – Técnica de redação persuasiva voltada para ...